Captação de recursos com PIX - QR code

PIX é um meio de pagamento lançado pelo Banco Central em 2020 que veio facilitar a captação de recursos pois pode ser usado para doações. Se o banco da sua organização já participa do PIX, você não precisa abrir uma nova conta. Converse com ele para gerar um QR code e um código alfanumérico através dos quais você poderá receber doações. Funciona como um boleto mais simples, rápido e barato.

O que é PIX?

Captação de recursos com PIX - dúvida

O PIX é um meio de pagamento.

O que você usa para pagar uma compra? Dinheiro? Cartão de crédito? Boleto? Todos eles são meios de pagamento. Permitem que o dinheiro saia da sua conta para a conta do recebedor.

Os meios de pagamento existentes geram alguns inconvenientes. O cartão de crédito, por exemplo, não serve para pagar impostos. Uma TED não pode ser realizada depois das 16:59.

O PIX foi lançado pelo Banco Central em 2020 para resolver esses problemas! Este novo meio de pagamento tem as seguintes características:

  • Velocidade: o recurso chega na conta do recebedor em 10 segundos
  • Disponibilidade: você pode usar o PIX a qualquer hora, sem nenhuma restrição
  • Segurança: o Banco Central desenvolveu um sistema totalmente seguro, baseado em sua experiência
  • Conveniência: os pagamentos são feitos por celular e computador, através de um código simples
  • Multiplicidade de uso: pode ser usado para todos os tipos de transferências financeiras, inclusive doações

 O PIX promete ser um meio de pagamento de rápido crescimento. Por isso, fique atento para as oportunidades de captação de recursos com PIX!

Como funciona o processo de doação com PIX?

Captação de recursos com PIX - escaneamento de QRcode

Sabe a doação por boleto? Com o PIX o processo de doação é semelhante.

Quando o banco onde você tem conta estiver participando do PIX, peça para ele gerar seu QR code e seu código alfanumérico.

Com eles em mãos você pode:

Imprimir o seu QR Code em um papel ou adesivo e dar para um potencial doador. 

Basta o potencial doador entrar no aplicativo de banco dele pelo celular, apontar a câmera do celular para o QR Code, inserir um valor e doar. O dinheiro cai na sua conta em segundos.

Você pode, por exemplo, imprimir um grande adesivo com seu QR Code e deixar na entrada da sua organização social. Quando um potencial doador sair de uma visita, poderá fazer uma doação na hora!

Se for um grande doador, pode ser um valor bem elevado!

Colocar o QR Code no site da organização e nas redes sociais. 

Um visitante do site que quiser doar para você precisará apenas apontar a câmera do celular para o QR Code com o aplicativo de banco aberto e doar.

Se o visitante não tiver como escanear o QR code , pode copiar o código alfanumérico, colar em um campo do aplicativo do banco dele e transferir.

Uma boa ideia é você enviar seu código alfanumérico e QR code para sua lista de whatsapp! Pela praticidade, algumas pessoas podem  doar na hora.

Como fazer captação de recursos com PIX na prática?

Siga os passos abaixo para começar a captar recursos com PIX!

1º passo: Tenha uma conta em um banco participante do PIX

Você provavelmente não precisar criar uma nova conta! Seu banco já deve ser participante do PIX. Você só precisa habilitar sua conta já existente a receber doações por PIX.

Dá uma olhada na lista do Banco Central para saber se seu banco já é participante do PIX!

2º passo: Gere seu QR Code e seu código alfanumérico

As transferências por PIX são realizadas com um QR Code, que pode ser lido pela câmera de um celular, ou com um código alfanumérico. Todas as transações serão feitas por meio destes dois elementos.

Assim que sua conta estiver habilitada a receber recursos por PIX, gere seu QR Code e seu código alfanumérico.

3º passo: Espalhe seu QR Code e seu código alfanumérico na sua rede!

O PIX é uma ferramenta para aumentar suas doações. Por ser muito simples, pode ser um estímulo a mais para as pessoas doarem.

Porém, o PIX sozinho não vai atrair recursos. Tenha sempre seu QR Code e o código alfanumérico em mãos e mande para sua rede!

Envie pelo whatsapp, coloque no seu site, no Instagram, no Facebook! Coloque na sua sede, nos seus eventos, no seu relatório anual!

São muitas as possibilidades! Ative sua rede! Peça recursos! Aproveite essa nova facilidade!

 E aí, gostou das dicas? O PIX deve crescer muito nos próximos anos. Quanto mais cedo você se familiarizar com essa ferramenta, mais cedo começará a captar!

 Boa sorte nesse caminho! E conte comigo!

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer se juntar a discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *