Confira os segredos da campanha do Banco da Providência no Dia de Doar de 2019. A organização arrecadou R$ 164 mil em apenas um dia! Este valor só foi possível devido à mobilização da rede, ajuda de parceiros e muito planejamento!

No Dia de Doar 2019, a ONG Banco da Providência realizou a campanha Mulheres Empreendedoras. Uma das beneficiárias era a Bruna, cujo depoimento está aqui embaixo.

A meta era ousada: captar R$ 80 mil em um dia com financiamento coletivo para capacitar, monitorar e apoiar empreendimentos de 40 mulheres moradoras de comunidades de periferia do Rio de Janeiro.

A campanha tinha um impulso especial: para cada R$ 1 real arrecadado, o Instituto Phi doaria mais R$ 1. Este sistema é conhecido como matchfunding.

O resultado? Sucesso total! O valor total arrecadado foi de R$ 164 mil, mais que o dobro da meta!! Esse valor foi atingido com a doação de aproximadamente 150 pessoas.

Matchfunding é uma modalidade nova e muito promissora de captação de recursos. Nela, um parceiro dobra ou triplica as doações arrecadadas numa campanha. Em 2019, matchfundings movimentaram R$ 4 milhões no Brasil. Projeta-se um crescimento exponencial para 2025, quando matchfundings podem movimentar R$ 6,5 bilhões!

6 dicas matadoras desta campanha

O que podemos aprender com este case incrível?

1. Prepare com antecedência! – Apesar da campanha estar aberta por apenas no Dia de Doar, o Banco da Providência começou a prepará-la muito antes. Não deixe para a véspera.

2. Estabeleça uma meta – Defina o valor que você deseja arrecadar, seguindo estes três passos:

Passo 1: Decida o que você quer fazer com o recurso da campanha e calcule quanto você precisa arrecadar

Passo 2: Some a este valor custos da plataforma (se a campanha for online), das recompensas (se enviar recompensas em troca das doações) e outros custos relacionados à campanha

Passo 3: avalie se a sua meta é do tamanho da sua rede. Se você não tiver uma rede de contatos significativa e sua meta for elevada, reconsidere o valor.

3. Tenha um mote claro, que engaje as pessoas – Repare que a campanha do Banco da Providência teve um foco claro – mulheres empreendedoras – e um resultado tangível – 40 beneficiárias. As pessoas tendem a doar mais para campanhas com apelo claro.

4. Se possível, faça um matchfunding – No matchfunding, um grande doador ou empresa dobra o valor arrecadado, o que estimula doações. Busque um parceiro que tope entrar nessa com você no Dia de Doar.

5. Não comece a campanha do zero – Sabe aquela história de “em restaurante vazio ninguém entra”? As pessoas tendem a doar mais para campanhas que já tenham algum valor arrecadado. Busque grandes doadores que façam um aporte inicial, para que você já lance a campanha com alguma arrecadação.

6. Divulgue muito! – Por mais incrível que seja sua campanha (tenho certeza que será!) ela não captará recursos sozinha. O seu sucesso será proporcional ao seu esforço de divulgação. Aproveite o Dia de Doar e engaje sua rede! Não tenha medo de pedir. 

Em 2019, o Dia de Doar movimentou R$ 3,4 milhões e alcançou 42 milhões de pessoas! Esses números são aproximadamente quatro vezes maiores que 2016.

Sabe o que isso quer dizer? O Dia está caindo no gosto do brasileiro. Há algumas campanhas comunitárias já significativas, como o Doa Sorocaba. Em algumas cidades, inclusive, já virou data oficial!

Aproveite o Dia de Doar para fazer sua campanha! Muito boa sorte com ela! Espero que as dicas te ajudem 🙂

Este artigo foi escrito em parceria com a Trackmob, uma solução completa para atrair, converte e engajar doadores!

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