Como ser voluntário em uma ONG?

Se você quer ser voluntário em uma ONG, siga os quatro passos abaixo:

1 – Defina como você deseja contribuir com a ONG. Participando de um mutirão de pintura? Oferecendo assessoria jurídica?

2 – Defina quanto tempo você quer doar. Duas horas semanais? Uma hora mensal?

3 – Busque uma ONG que precise do seu voluntariado

4 – Faça contato com a organização social para oferecer seus serviços

Para os passos 3 e 4, recomendo que utilize a plataforma Atados, sobre a qual falarei mais abaixo.

Passo 1: Defina como você deseja contribuir com a ONG

 Há duas formas de ser voluntário de uma ONG: doando seu tempo para uma atividade que seja sua especialidade ou doando seu tempo para uma atividade que não seja sua especialidade, mas da qual a ONG precise.

Doando sua especialidade

O primeiro caso engloba, por exemplo, as assessorias jurídicas pro bono (neste caso, “pro bono” é sinônimo de “gratuita”)

É muito comum que advogados doem seus serviços para as ONGs que não têm condição de pagar. O Instituto Pro Bono intermedia estas doações.

Outro exemplo de voluntariado especializado são os contadores. Muitos trabalham gratuitamente para ONGs, doando seus serviços.

Doando outro serviço

Porém, se você não se vê doando uma especialidade sua para uma ONG, não há problema! Todas as organizações precisam de voluntariado para muitas outras funções.

Um bom exemplo são os mutirões. As ONGs com sedes físicas precisam de constantes reformas e muitas contam com os voluntários para executá-las. Os voluntários participam, por exemplo, da reforma de quadras ou da pintura de salas de aula.

Uma outra possibilidade: talvez você seja ótimo em inglês – apesar de não ser um professor da língua. Nesse caso, você também poderia dar aulas de inglês para turmas de uma ONG.

A Cidadão Pró-Mundo recruta voluntários com este perfil todos os anos!

Passo 2: Defina quanto tempo você quer doar

Como ser voluntário em ONGs? - tempo

Como o voluntariado é, na prática, uma doação de tempo, é muito importante que você defina quanto tempo deseja disponibilizar.

Dependendo do seu momento de vida, pode ser que você tenha muitas horas semanais para doar a uma organização. Isso é ótimo!

Por outro lado, pode ser que seu ritmo de trabalho te permita apenas poucos momentos por mês. Não tem problema nenhum. Essas poucas horas com certeza serão muito úteis.

Passo 3: Busque uma ONG que precise do seu voluntariado

Buscar uma ONG para se voluntariar pode ser um desafio.

Para esta etapa recomendo que conte com o Atados. A plataforma tem por objetivo conectar potenciais voluntários com ONGs que precisam do seu voluntariado.

Acesse o site e busque por uma organização na sua região!

Passo 4: Faça contato com a ONG

Contactar uma organização na qual você se interessou pode ser um processo demorado. Muitas não respondem rapidamente a e-mails ou a contatos nas redes sociais.

Por isso, recomendo que para este passo conte com o Atados. A plataforma oferece facilidades não apenas para buscar uma organização, mas também para fazer contato com ela.

Uma última dica para evitar frustrações: paciência

Como ser voluntário de ONGs? - paciência

Já vi muitas pessoas se frustrarem com o voluntariado. Elas chegam às ONGs com muito boa vontade, mas as organizações não conseguem aproveitar seu pleno potencial.

A grande maioria das organizações sociais vive um contexto de restrição orçamentária, gestão pouco desenvolvida e recursos humanos abaixo do necessário. Por isso, têm dificuldade de aproveitar na plenitude o que os voluntários têm para oferecer.

Esse não aproveitamento pode gerar no voluntário uma sensação de não estar sendo valorizado.

Minha dica para voluntários e potenciais voluntários é que tenham paciência. Busquem entender o que a Ong realmente precisa e a capacidade dela de acolher o tempo doado.

Fazendo isso, tenho certeza que a relação tem tudo para ser longa e feliz!

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer se juntar a discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *